DNJ Manaus 2010 muito lindo, abençoado pela chuva e energia da juventude

Dia 17 de outubro, 03 horas da tarde, o céu nebuloso ,o sol de 40 graus das tardes de Manaus deu uma tregua  e uma pequena chuva veio para abençoar cerca de dois mil jovens que acompanharam o Dia Nacional da Juventude de Manaus. Quem pensou que os jovens iriam correr para um abrigo se enganou, a galera aguentou, no grito, na alegria, na festa de encontrar e reencontrar os amigos de grupo de jovens, de caminhada, de Igreja, da escola, e da vida.

O carro de som para a marcha atrasou uma hora e meia, a juventude desanimou? Pjoteiro de verdade, de coração, não desanima, e naquele momento nunca na minha vida tinha visto tantos pjoteiros juntos numa felicidade contagiante improvisando a animação com as mais conhecidas músicas que embalam os grupos de jovens.
A marcha começa com as benção de Deus através da chuva e das palavras de Dom Mario Antonio à juventude, celebramos o DNJ no dia do seu aniversário, ele ganhou parabéns em coro dos jovens, vestiu a blusa do DNJ e recebeu o caloroso carinho dos grupos de jovens.
Nas paradas que fizemos lembramos das vidas jovens ceifadas junto com a galera do Hip Hop, mas também mostramos que sabemos construir a Paz. Lembramos também que precisamos lutar em defesa da natureza e  a turma do SOS Encontro das Águas entrou nessa marcha com a gente. Foi uma marcha linda e arrepiante de ver toda aquela juventude ocupando a Alameda Cosme Ferreira da Zona Leste de Manaus, Numa das áreas mais violentas de Manaus a juventude ousou gritar com toda a força: CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS! A JUVENTUDE QUER VIVER!
Chegando no local dos shows, a praça ao lado do campo do Bahia, o palco já estava a mil com o rock da banda Expressão Jovem, as atrações do palco todas foram de bandas e grupos de danças e teatro de grupos de jovens ou ligados a grupos de jovens da Pastoral da Juventude. Os grupos de dança e teatro foram incríveis com apresentações que trouxeram todo tipo de emoção aos jovens, alegria, profetismo, emoção, indignação, esperança, fé... expressaram muito bem o sentido do DNJ. As bandas Fenulo e Aprendizes do Rock agitaram a juventude, fizeram a galera sair do chão.

 "Depois de quase três meses de preparação, ansiedade, preocupações, confirmações e “corre-corres” até o último minuto, estou com o corpo cansado, pés doloridos, garganta sem voz e um sentimento de realização, de alegria no peito, de felicidade sem tamanho por ser pjoteiro, estou com uma sensação para mim inédita neste quase três anos como membro da coordenação arquidiocesana da PJ de Manaus. O Dia Nacional da Juventude celebrado pela juventude de Manaus foi um sucesso! " (Ricardo Oliveira)

Agradecemos aos que realmente fizeram deste Dia Nacional da Juventude de Manaus um sucesso: os jovens presentes, a cada jovem que levou sua fé, e seu amor no coração, sua energia e sua alegria de viver em grupo, seja ele de Pastoral da Juventude, de Pastoral da Juventude do Meio Popular, de Pastoral da Juventude Estudantil e La Sallista, de Crismandos, dos de outras igrejas e de tantos outros movimentos juvenis ali presentes. Estes dois mil jovens que fecharam a Alameda Cosme Ferreira durante a marcha e gritaram com toda força “Chega de Violência e Extermínio de Jovens!”, “A Juventude quer viver!” e que vibraram depois com os shows no palco. A esta juventude que nos proporcionou a sensação arrepiante, vibrante que só se sente em DNJ`s. Só sentiu essa sensação quem estava celebrando conosco. Quem não foi perdeu, mas já pode se sentir convidado para o próximo DNJ ano que vem. Muito obrigado a todos por este DNJ que ficou na história de Manaus, vamos continuar juntos celebrando a memória e transformando a história!!

Com uma felicidade transbordante por ser PJ
e por ter ajudado a mostrar que ela é fundamental
 na Igreja de Manaus durante este DNJ,

Ricardo Oliveira
Coordenação Arquidiocesana da PJ de Manaus

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL