DNJ Manaus 2011 - Valeu Juventude!!

No dia 30 de Outubro de 2011, por volta das 15h, uma pequena multidão de jovens foram se aglomerando em frente a Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, próxima à rotatória do Bairro Eldorado. Muitos pessoas que passavam a pé, nos carros, ônibus e até mesmo das janelas de seus apartamentos olhavam curiosas para aquela movimentação toda... "mas o que é que está acontecendo aí??"

E os minutos foram passando e aquele grupo foi só aumentando, muitos munidos de bandeiras, camisas personalizadas, um sorriso estampado no rosto, a alegria de rever um amigo de longe que não vê a muito, gritos de paz e justiça... veio a chuva também entrar nessa roda, mas quem pensou que aqueles jovens iriam arredar o pé dali por causa da chuva se enganou.

Demora mais um pouquinho e o carro de som chega, e aí então é anunciado: "Está começando o Dia Nacional da Juventude 2011!!" "Juventude e Protagonismo Feminino!!""Jovens mulheres tecendo relações de vida!!""É a mulher conquistando seu espaço, lutando por seus direitos e sonhos!!"



É o início de mais uma celebração da vida da juventude de Manaus, e assim como no DNJ do ano passado, a concentração foi abençoada por uma rápida chuva de lavar a alma e abençoar a caminhada que iria iniciar. Percebia-se em muitos uma alegria que para os desavisados pareceria ser muito estranha. Era a alegria de simplesmente estar ali, junto com todos aqueles jovens gritando por um mesmo ideal, por um mundo melhor, mais justo e digno, por uma Manaus melhor, pelo respeito e valorização da mulher, louvando e agradecendo a Deus pela vida.

Em baixo da chuva alguns grupos de jovens se apresentaram, como os do setor pastoral 12, com seu grito pela valorização da mulher em todos os espaços e uma mensagem de esperança de dias melhores. É nítido o brilho nos olhos de cada um quando se fala na utopia do Reino e da Civilização do Amor.

O nosso querido Bispo Auxiliar Dom Mário Antônio, que vem acompanhando a juventude desde 2010, deu sua mensagem de valorização do ser que é um pouco mais da metade da população brasileira, que é vida que gera outras vidas, esse ser é a mulher que merece todo nosso respeito e admiração. Dom Mário Antônio também abençoou o momento e os jovens presentes e motivou a todos convidando-os a gritar: "Fora a desigualdade! Fora a Violência! Fora as Drogas! Fica o amor! Fica o Respeito! Fica a Missão! Fica a alegria de ser jovem".

A caminhada começa atravessando o bairro do Eldorado e fechando parcialmente duas das principais avenidas de Manaus, Djalma Batista e Constantino Nery. Os gritos, bandeiras e faixas não se limitaram ao tema do DNJ deste ano, mas também por um preço da passagem de ônibus justa, um transporte coletivo, educação e saúde de qualidade. O grito de Chega de Violência e Extermínio de Jovens ecoou por diversas vezes durante a caminhada, principalmente depois da notícia de falecimento de um assessor de grupo de jovens da Área Missionária João Paulo II, morto por uma bala perdida durante um tiroteio. Os gritos de Basta de Violência! ficaram mais fortes.

Ao chegar à frente do ginásio Amadeu Teixeira os shows começam, e a Banda Aprendizes do Rock recebe os jovens no local com músicas de Paz, Justiça e Amor que contagia a todos e todas. Também tiraram a galera do chão Caio Izel e a banda Fênulo. Contamos também com a apresentação das Negonas MC’s e do grupo de teatro UATÊ.

O DNJ termina com um momento de oração e mística motivado pela nossa querida assessora Ir Maria Couto levando os jovens à reflexão sobre a temática desse ano e assumindo o compromisso com a causa.

Revigorados e animados por este momento sem igual seguimos a caminho do I Congresso de Grupos de Jovens da Pastoral da Juventude nos dias 12 e 13 de novembro, outro grande momento para a PJ da Arquidiocese de Manaus.

Na esperança resiliente de um mundo novo,
Ricardo Oliveira
Membro da EAPJ

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

CARTA-CONVITE IV SEMANA DO JOVEM LÍDER!!