9ª Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude

“Fala Senhor, que o teu servo escuta” 1Sm 3,11

A juventude pjoteira da Arquidiocese de Manaus, respondeu o chamado assim como Samuel, neste primeiro final de semana de março (02, 03 e 04) em que se reuniu na 9ª Assembélia Arquidiocesana da PJ e começou a ensaiar as primeiras remadas no caminho missionário de revitalização da PJ nos municípios da Arquidiocese: Manaus, Iranduba, Novo Airão, Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Manaquiri, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.

Estiveram presentes 84 delegados e delegadas, entre coordenadores de mais de 50 grupos de jovenslideranças pjoteiras paroquiais, de áreas missionárias e setoriais, membros da Equipe de Animação da PJ Arquidiocesana (EAPJ) e assessores da Rede de Assessores e Cuidantes da Juventude da Arquidiocese de Manaus (RACJ), navegaram no rio da Pastoral da Juventude, movidos pelas místicas remadas da memória, do Ver, do Julgar, do Agir e do Celebrar e com o tema que nos levava como a correnteza descendo o rio: “A vida dos/das jovens, caminho de discipulado e missão” e com o lema visivelmente estampado nas primeiras resoluções desta assembléia “Juventude, tua vida é missão!”.

Vivendo esta mística a juventude reencontrou amigos e amigas de encontros passados, fez novos amigos e amigas de remada e colocaram a mão na massa e a cabeça pra “fumaçar” como bem diz o nosso querido amigo militante Jon Bezerra. Nas remadas da memória, na sexta (02/03), os delegados e delegadas relembraram o caminho percorrido até este momento. Nas remadas do Julgar, na manhã e tarde de sábado (03/03) as delegadas e delegados começaram o dia sendo inspirados pela remada celebrativa e mística facilitada pela nossa companheira Elayne Cristina (CNPJ) e  Chiquinho (Assessor Prelatício da PJ Coari) e foram provocados pela proposta de Jesus Cristo na fala de Pe Alcimar Araújo(Coordenador Arquidiocesano de Pastorais); mergulharam no lago da memória, descobrindo a história da PJ e a evolução de sua missão através da facilitação de Lourenzzo Gondim (RACJ) e Ricardo Oliveira (EAPJ); Foram convidados pelo Ir Lédio(RACJ) e Fernanda Sousa(EAPJ) a seguirem Jesus Cristo na vida Comunitária e construírem a Igreja Jovem; e foram chamados e provocados a se transformarem como pessoa e assumirem a transformação da sociedade pela Ir Maria Couto (Assessora Nacional da PJ).

No fim da tarde do sábado (03/03) as águas do Julgar encontraram as águas do Agir, e os jovens e as jovens remaram embalados pelos banzeiros dos resultados da Ampliada Nacional de Imperatriz, do puxirum da 8ª Assembléia Regional da PJ e pelas novidades do 10º ENPJ, facilitadas pela nossa amada Pink Elayne (CNPJ). Já ao anoitecer começamos o Planejamento Pastoral facilitadas pelos assessores Edney Mendonça e Jeferson Torres (RACJ), as remadas se dividiram, e formaram-se 14 mini grupos (com o nome de frutas e leguminosas amazônicas: bacaba, açaí, buriti...) para refletirem os desafios e as linhas pastorais propostas e elaboraram metas e linhas de ação, ou seja, começaram a colocar no papel: o queremos ser, o que queremos fazer, para onde queremos ir... E depois, voltando à plenária, fizemos um panorama da realidade atual da organização da PJ da Arquidiocese. No fim da noite iluminamos alguns serviços arquidiocesanos com a partilha de Eder Mar nosso representante na CRPJ – Norte 01, Rosiete Barros e Edney Mendonça na Assessoria Arquidiocesana e refletimos também sobre a Secretaria Aquidiocesana, depois fomos descansar.

Ao levantar o sol do dia do Senhor (04/03), a assembléia redescobre a organização e estrutura atual da PJ de Manaus e sua organização financeira apresentada pelos jovens Alex Silva e Ricardo Oliveira da EAPJ e pela assessora Rosiete Barros. Depois remamos para as mini-plenárias: “A Pessoa do Jovem”, “A Pastoral da Juventude” e “Juventude na Transformação da Sociedade”. Metas e linhas de ação definidas nessa remada, fomos para uma das remadas desafiadoras desta assembléia, a aprovação das propostas da mini-plenárias. Todas as propostas foram lindas e surpreendentes pela qualidade do que foi proposto. Definimos o que queremos na linha pastoral “A Pessoa do Jovem”, e quando chegamos na remada da “Pastoral da Juventude” começamos a remar com maior força, subindo o rio, contra a correnteza, quebrando paradigmas e propondo mudanças do modelo organizativo e estrutural atual que atenda o anseio de respeitar as realidades urbanas, de periferia e de interior. A participação da plenária foi marcante para a construção deste momento. Nem percebemos a hora passar e logo chegamos às águas do Celebrar. Remando com a gente esteve conosco o nosso Bispo Referencial Dom Mário Antônio com uma homilia que deu ainda mais ânimo para continuarmos as 3 últimas remadas na Reunião Ampliada Convocada para 25 de Março e assim finalizarmos esse lindo momento da PJ da Arquidiocese de Manaus.


Nos veremos lá no dia 25 de Março gente! Muito Axé! Axé pra todo mundo, Axé!

Ricardo Oliveira (Membro da EAPJ – Equipe de Animação da PJ Arquidiocesana)
Edney Santos Mendonça (Assessor Arquidiocesano)

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

CARTA-CONVITE IV SEMANA DO JOVEM LÍDER!!