Treinamento da Semana da Cidadania acontece na Zona Leste


A Semana da Cidadania (SdC), uma das atividades permanentes da Pastoral da Juventude(PJ), que normalmente se realiza de 14 a 21 de abril, abordará uma realidade que está em pauta em nossa sociedade: a redução da maioridade penal. Reduzir a idade penal atinge a vida da juventude e fere muitos de nossos valores cristãos em defesa da vida, dessa forma nos posicionamos contra a redução na maioridade penal, na luta pela vida da juventude.
O Treinamento da SdC, foi uma preparação para a juventude da Arquidiocese de Manaus aplicar em suas comunidades/paróquias/áreas missionárias, foi abordado o seguinte Tema: Vidas pela Vida e Lema: Pastorais da Juventude contra a redução da maioridade penal. Essa atividade aconteceu no dia 17 de Março de 2013 no Colégio Dom Bosco Leste situado na Alameda Cosme Ferreira nº 5122 – Zumbi I.



Foi iniciado com uma mística, com os jovens da EAPJ Alex Silva e Fernanda Sousa, relatando a vida de jovens que passaram pela situação de violência. Uma apresentação emocionante que descreveu a nossa dura realidade mostrando os dois lados da moeda: vítima de violência cometida por menor infrator e sentimentos do menor quando é julgado pela sociedade.
Tivemos um breve histórico da Semana da Cidadania com o nosso Assessor Arquidiocesano, Edney Mendonça, mostrando temas e lemas e das mudanças que vieram acontecendo no decorrer do tempo. Jonatas Vicente (Jon), Rede de Assessores e Cuidantes da Juventude (RACJ), fez uma recordação de casos de violência nos mostrando números com fontes seguras na dinâmica de “parodiar” fazendo uma análise crítica através de músicas. Em seguida o Sr. Paulo Sampaio apresentou o Sistema Nacional de Medidas Sócio-Educativas (SINASE) apontado seus objetivos e metodologias. Destacou que se este sistema for aplicado corretamente teremos bons resultados quanto à recuperação dos adolescentes que comentem atos infratores desconstruindo assim, mitos relacionados à falta de punição. Defendeu a não redução da maioridade penal com o argumento de que o ECA, Estatuto da Criança e Adolescente, é a lei que se refere as infrações de crianças e adolescentes.
Depois dividimos em pequenos grupos para as rodas de conversas para debatermos sobre a questão da maioridade penal e relatar algumas propostas de como podemos estar realizando a semana da cidadania com ações concretas em nossas comunidades, paróquias, áreas missionárias e setores da nossa Arquidiocese.
Contamos com a presença do nosso Bispo Dom Sérgio Castriani em toda a atividade contagiando todos/as os/as pjoteiros/as com todo o seu carisma.


Na fé, na esperança e na fraternidade.


por Dácio Montenegro e Thaieny Gama

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL