Não posso ver uma criança ou um jovem sem sentir o desejo ardente de lhe falar de Jesus Cristo! (S. Marcelino Champagnat)

A Celebração litúrgica e fraterna em honra de São Marcelino, Fundador dos Irmãos Maristas, teve uma atmosfera especial neste ano dedicado à juventude. Foi, afinal, em favor das crianças e dos jovens que o jovem sacerdote de 28 anos fundou, na França (1817), uma Congregação Religiosa de Irmãos dedicada à evangelização e a educação cristã das crianças e dos jovens de todas as raças e culturas.
O termo “irmão” sugere simplicidade. Portanto, humildade-simplicidade-modéstia são características patentes do autêntico Irmão de Maria e mesmo dos(as) leigos(as) que vivem a espiritualidade de Marcelino. São atitudes simbolizadas nas 03 violetas que caracterizam a Congregação. Uma espécie de violeta escondida que faz brotar suas minúsculas flores por baixo das folhas, necessitando ser bem observadas, descobertas e admiradas na discrição, para que sua beleza ajude a agregar valores à sociedade humana e ao ambiente tão necessitados de proteção e de cuidados. Ela também esparrama seu perfume, sugerindo ao marista esparramar: o bom perfume do compromisso educativo e evangelizador, visando a promoção humana de tantos que se beneficiam do estilo de vida e da missão dos Irmãos sobretudo, repito, as crianças e os jovens.

A celebração marista em Manaus se realizou dia 05 de junho, na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Setor 4, do bairro Dom Pedro e na residência dos Irmãos, na véspera da festa litúrgica do Fundador (+06.06.1840). A presença amiga de D. Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus, dos padres da comunidade palotina, religiosos(as), leigos(as), amigos(as), ex-alunos e formandos maristas do Acre, do Vale do Rio Purus, do Alto Solimões e dos familiares dos Irmãos, deram ao momento festivo um toque profundo de amizade e de fraternidade. Destaque significativo foi a presença dos Jovens: aqueles da comunidade e os que irão à Jornada Mundial da Juventude, integrando a comitiva da paróquia em parceria com os maristas. E os jovens artistas do projeto Artes sem Fronteiras que mostraram, pela dança, a atualidade e a beleza da mensagem de vida de São Marcelino Champagnat (1789-1840). Todos(as) irmanados na mesma Ação de Graças, como a dizer: Eis-me aqui, envia-me! (Is 6,8)

Por Irmãos Maristas.

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

CARTA-CONVITE IV SEMANA DO JOVEM LÍDER!!