FELIZ DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE!!


"Quanto a você, arregace as suas mangas, levanta-se e diga a eles tudo que eu mandar. Não tenha medo". (Jr 1,17b)


Desde 1999, a ONU  em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998, criou o Dia Internacional da Juventude comemorado em 12 de Agosto.


Esse ano o tema proposto para reflexão é: MIGRAÇÃO JOVEM E DESENVOLVIMENTO. A ONU aponta que cerca de 21 milhões de jovens fazem parte das migrações internacionais. Aí alguns jovens, principalmente as jovens mulheres, podem cair no tráfico e exploração de pessoas. Outros jovens, caem nas redes da escravidão ou semi-escravidão, ou estados análogos a escravidão. Outros migram com o intuito de melhorar de vida, devido a tantas crises financeiras e falta de oportunidades.

No Brasil as migrações continuam com toda força. Basta ver particularmente no nosso Amazonas. Quantos jovens dos municípios do interior, vem para capital com a intenção de ter um curso superior ou procurando uma condição mais digna de trabalhar e gerar sua própria renda?

Outro aspecto alarmante e que precisamos combater para que possamos comemorar Dias Internacionais da Juventude com mais felicidade, é a questão da Violência e Extermínio de Jovens. Não dá para continuar olhando esses números só aumentar. Não precisamos ver essa situação só como números. São vidas! É a vida do João, da Maria, do Marquinho e da Fernandinha que são ceifadas de forma brutal e se encerra assim toda uma esperança na vida de um jovem que poderia ajudar a transformar esse mundo para melhor.

Já conseguimos a Emenda 65, O Estatuto da Juventude, mas ainda há muito o que avançar no Brasil. E continuemos a confiar na juventude, pois é capaz e é quem pode dar novo caminho para humanidade!

Continuemos na luta pela vida da juventude!

Equipe de Comunicação- EAPJ 



Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL