DIA NACIONAL DA JUVENTUDE EM MANAUS

 PASTORAL DA JUVENTUDE ARQUI MANAUS
CELEBRA O XXVIII DIA NACIONAL DA JUVENTUDE

“Os jovens são um motor potente para a Igreja e para a sociedade.” (Papa Francisco)


A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus (AM), que faz parte do Regional Norte 1, celebrou com grande entusiasmo a 28º edição do Dia Nacional da Juventude (DNJ),  que ocorreu no 03 de novembro. E sob as bênçãos de Nossa Senhora de Fátima a juventude de Manaus saiu em caminhada até o largo Mestre Chico para juntos celebrar, festejar, refletir e rezar sobre o tema: Juventude em Missão e o lema “Jovem: Levante-se, seja fermento!”, este nos animava e nos instigava a querer mais, assumir de fato a nossa missão, nos fez refletir a importância de sermos jovens missionários de irmos além-fronteiras, ouvindo e sendo sensíveis a tantas realidades juvenis que nos interpelam e nos convoca a uma resposta.


As realidades desafiadoras refletidas em nossa caminhada pela juventude foram: Missão do Jovem na Família, no Trabalho, na Comunidade, na Educação e o desafio da Inclusão Social na luta por Políticas Públicas. Apresentadas pelos setores (4, 5, 6, 10 respectivamente). Queremos dizer, que estes temas são desafiadores para a realidade juvenil, uma vez que a ausência deles na vida da juventude podem causar danos sem precedentes, por isso a importância e necessidade de sensibilizar toda a sociedade para a construção de políticas Publicas para a juventude.



Gostaríamos de destacar a criatividade, a ousadia, a alegria, a seriedade com que os jovens dos nossos setores, da nossa imensa arquidiocese refletiram os temas propostos pela coordenação. Queremos registrar também o apoio do padre Jair da paroquia de Fátima que nos acolheu e também a calorosa e animada presença dos nossos Bispos da Igreja de Manaus, Dom Sérgio Castrianni e Mário Antônio.
Queremos também agradecer aos jovens que com garra e energia animaram o Dia Nacional da Juventude, a Jovem Samara do setor 12 e o jovem Ademir do setor 5.

E assim, foi a tarde de domingão na terra do Manaós estava fervendo de alegria com jovens na caminhada cantando e louvando de um jeito bem PJ de ser juntamente com a animação do grupo Caboclos.

A chegada por volta das 19h no Largo do Mestre Chico, zona sul, foi um momento de grande euforia e os fogos de artifícios davam um tom especial a festa e para continuarmos celebrando este NOSSO DIA, tivemos apresentações de 3 bandas: DIB 90, Grupo Cabocl@s e Aprendizes do Rock contagiando os pjoteiros e pjoteiras e a juventude local, 


vale a pena destacar, que todas essas bandas fazem parte das comunidades da arquidiocese de Manaus e nasceram dentro do seio da PJ. Valeu pjoteir@s tocadores e tocadoras por transpirar tanta emoção, ser evangelização por meio da música. Que bom que tem gente simples ensinando uma nova canção.

E por fim agradecer de forma muito especial aos jovens que fazem parte da CODNJ e da EAPJ, que se doaram pela causa e com poucos, mas importantes recursos financeiros vindos do projeto do Fundo Nacional da Solidariedade (FNS) foi possível realizar esta grande festa, agradecer o apoio efetivo dos padres, leigos e amantes da juventude pelo apoio de sempre, esperamos sempre contar com esses parceiros na construção desse paneiro da vida. Valeu juventude,



vocês mostraram que é possível com organização, poucos de recursos, muita fé e animação que é possível fazer uma grande festa. Assim o terminou o DNJ 2013: não importa os obstáculos, desafios que serão enfrentados é o seguimento de Jesus nos fortalece e nos anima na caminhada. Para que possamos continuar levando em nossas mentes e corações a certeza de que estamos nos caminho certo e o que o importante que é a evangelização da juventude aconteça, pois a missão continua e vamos seguindo em frente sendo missionários e missionárias.


Obrigad@ linda juventude de Manaus pela presença e animação de sempre.  

Equipe de Comunicação da EAPJ e CODNJ.


Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL