Vem aí os Treinamentos da Semana da Cidadania 2014!


Devemos implicar-nos na política, porque a política é uma das formas mais elevadas da caridade, visto que procura o bem comum. (Papa Francisco)


ROTEIRO METODOLÓGICO PARA TREINAMENTO DA SEMANA DA CIDADANIA

TEMA: JUVENTUDE NA LUTA PELA REFORMA POLÍTICA

LEMA: “É HORA DE TRANSFORMAR O QUE NÃO DÁ MAIS”

ILUMINAÇÃO BÍBLICA: Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mt 5,6)

A Semana da Cidadania é a primeira atividade permanente das Pastorais da Juventude. A cada ano se propõe uma temática para debate e reflexão. No ano de 2013 vivenciamos uma onda de manifestações sem uma “bandeira partidária” que deixou claro a insatisfação do povo brasileiro. Muitos jovens participaram e demonstraram o grande poder da mobilização. Infelizmente, muitos entraram nessa onda sem o empoderamento necessário para essas discussões.


Em resposta às manifestações, o Congresso Nacional remexeu na proposta da Reforma Política que já vinha tramitando nas pautas governamentais. Porém, os parlamentares entendem que Reforma Política está estreitamente relacionado à Reforma Eleitoral, de tal modo, que em novembro o Senado Federal aprovou a Minirreforma Eleitoral com objetivo de diminuir os gastos com campanhas eleitorais, todavia, pautas como financiamento público foram deixadas de lado nesta “Minirreforma Eleitoral”.



Por isso, não podemos deixar que a grande movimentação ocorrida em junho fique apenas na memória. Nossos representantes precisam ouvir a sociedade para que a mesma contribua com propostas democráticas sobre os rumos da política brasileira. Diante disso, a Pastoral da Juventude propõe aos grupos de jovens um debate sobre a Reforma Política. Nossa participação nas discussões, assembleias, conferências são respostas do nosso compromisso com o coletivo. Como cristãos não devemos ficar de fora. A mudança acontece com pequenos grupos que discutem e transformam sua realidade.



Com isso, sugerimos um breve roteiro para o treinamento da Semana da Cidadania. Destacamos que esse documento é apenas uma proposta metodológica pensada pela Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude. Ainda não temos os materiais encaminhados pela CNBB, mas sentimos a necessidade de se antecipar quanto essa discussão pertinente em um ano de eleições. Sintam-se a vontade para adaptar este roteiro à realidade do seu grupo/área/paróquia/setor. Bom trabalho!


Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude


Segue a proposta: Sábado ou Domingo

09h – Acolhida / Oração ODJ com a leitura do dia
10h - 1º momento: VER a realidade
Convidar um parlamentar para apresentar sua visão e esclarecimentos quanto à Reforma Política. Deixar claro que a apresentação focará a Reforma Política como um todo, resgatando as manifestações, sistema eleitoral, partidos políticos.

Sugestões de parlamentares: Vereador Professor Bibiano (PT); Vereador Waldemir José (PT); Deputado Estadual Marcelo Ramos (PSB); Deputado Estadual José Ricardo (PT); Deputado Luiz Castro (PPS). Outras sugestões seria alguém do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), ou do Ministério Público Eleitoral. Ou quem sabe um Cientista Social como José Seráfico, Ivânia Vieira dentre outros.

10h30 – Abrir espaço para plenária. Importante provocar os jovens para que haja perguntas diante da fala do parlamentar.

Sugestões de vídeos para dinamizar:
Reforma Política: o que eu tenho a ver com isso?

Série A Pauta das Ruas mostra desafios da reforma política

Matéria Jovens e Política

11h – 2º momento: JULGAR a realidade
Convidar um militante que abordará sobre sua luta nos movimentos para a Reforma Política. Uma sugestão de base teórica para iluminar este tema seria a própria iluminação bíblica, também a Doutrina Social da Igreja e no Documento da CNBB nº 91 – “POR UMA REFORMA DO ESTADO COM PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA”, ele versa também sobre essa questão da Reforma Política, ou até mesmo sobre as reflexões da 5ª Semana Social Brasileira.

Sugestões: Jonas Araújo; Gheysa; Jonatas Vicente; Rosiete Barros; Francy Junior; Lourenzzo Gondim; Adnamar Santos (Fórum de Reforma Urbana); Pe Sandoval Alves; Pe José Alcimar; Moisés Aragão; Domitila Pereira (ADEIS); Eric Moura (PJMP); Damaris (Coletivo Jovem); Tenasol Frank (Setor 12); Ademir Jackson (Setor 5); Edney Mendonça.
11h30 – Abrir espaço para plenária. Pode-se orientar a questionar sobre desafios, limites, estratégias, mecanismos, dentre outras coisas, sobre a persistência no movimento.

Sugestões de vídeos para dinamizar:
“Piauí” disse tudo e mais um pouco!!!

Movimentos Sociais lançam campanha por Reforma Política

12h – Almoço
13h - 3º momento: AGIR
Convidar um/a jovem para apresentar suas propostas quanto à reforma política e fazer com que os participantes saiam com compromisso assumido.
O/A jovem precisa dinamizar esse momento com grupos de trabalhos ou outras formas que envolvam todos/as e aprofundem o debate.
Sugestões: David (Setor 7); Samara (Setor 12); Thay (Setor 12); Elayne (Setor 3); Rosenildo (Setor 12); Dácio (Setor 4); Diego (Setor 9); Andreia Ferreira (Setor 10); Raissa (Setor 12).
15h – Finalizar com momento celebrativo destacando os compromissos dos grupos/áreas/paróquias/setores.

UM GESTO CONCRETO COMUM PARA TODA A PJ DA ARQUIDIOCESE SERIA ADERIR A CAMPANHA DE COLETA DE ASSINATURAS PARA O PROJETO DE LEI DE INICIATIVA POPULAR DA REFORMA POLÍTICA QUE A CNBB, OAB E MCCE ESTÃO À FRENTE ORGANIZANDO.

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL