Pjotando no setor 9: I Formação para coordenadores de Grupo de Jovens



I Formação para coordenadores de Grupo de Jovens

Com o objetivo de fortalecer os grupos de base a partir dos coordenadores e fazer com que a ás áreas missionárias e Paróquias interajam entre si. É que no ultimo fim de semana o setor 9, localizado na Zona Norte da Cidade de Manaus, reuniu na Paróquia São Bento 52 Jovens/lideranças vindos das áreas missionárias e paróquia: Família de Nazaré, São Paulo Apóstolo, Santa Mônica, Santa Clara e São Bento.

Cabe destacar a história da nossa articulação, no qual o setor 9, desde o ano passado vem tentando se estruturar  e como passo fundamental desse processo a Equipe de Animação da Pastoral da Juventude- EASPJ SETOR 9,  definiu em seu calendário formações permanentes para os coordenadores de grupos de jovens do setor 9, a fim de fortalecer a caminhada dos grupos de nosso imenso setor. E assim animá-los para a missão bonita de acompanhar os jovens, fortalecendo os seus grupos e sua liderança.

O encontro tinha como Tema: Identidade e Missão da Pastoral da Juventude e quem nos ajudou nesse processo foi o nosso assessor da Rede de Assessores-RACJ da Arquidiocese: Emanuel Saraiva. No que se refere à formação o assessor salientou a história da Pastoral da Juventude, e aí como surgiu, quais foram os primeiros passos e abordou também as principais ações da PJ, sobretudo no que se refere ao processo de educação na fé, os eventos e os projetos. A saber: Os primeiros Encontros Nacionais da Pastoral da Juventude-ENPJ; o Processo de Educação na Fé; Assessoria e Sua Importância; a Vivência do grupo de Jovens; as Características que nos identificam; a importância também que a PJ tem em contribuir para que os (as) jovens se tornem protagonistas da construção da civilização do amor, sinal profético do Reino definitivo e de esperança para a juventude na promoção da vida; e por fim a relevância de criar espaços de participação da juventude na Igreja e na sociedade, percebendo meios eficazes para o exercício da cidadania e o despertar da militância nos jovens. 



Para os jovens presentes foi muito proveitoso e animador. Como destaca o Jovem Guilherme: “o líder da PJ necessita ser um cristão convencido, convertido e comprometido. O estudo e a formação nos ajudarão a sermos cristãos convencidos. Porém, somente o encontro pessoal com Cristo nos possibilitará sermos cristãos convertidos. E de ambos podem surgir um jovem que é ao mesmo tempo: cristão, discípulo e líder comprometido”.  

É isso aí juventude vamos sonhando e concretizando a civilização do amor. E o próximo encontro/formação já está marcado para o dia 27 de Abril na Área Missionária São Lucas – Comunidade São João Batista. Fraterno abraços em tod@s as lideranças presentes e um agradecimento especial a todos que estão comprometidos com esse processo.

Equipe de Animação da Pastoral da Juventude do Setor 9-EASPJ


         Equipe de Comunicação da Coordenação Arquidiocesana da PJ-CAPJ 


Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

CARTA-CONVITE IV SEMANA DO JOVEM LÍDER!!