PJ da Arquidiocese de Manaus realiza Treinamento da Semana da Cidadania em 4 núcleos

A Semana da Cidadania é a primeira atividade permanente das Pastorais da Juventude neste ano de 2014 traz a temática para debate e reflexão a Reforma Política e como tema: Juventude na luta pela reforma política e lema: É hora de transformar o que não dá mais e iluminação bíblica: Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (Mt 5,6). 
No ano de 2013 vivenciamos uma onda de manifestações sem uma “bandeira partidária” que deixou claro a insatisfação do povo brasileiro. Muitos jovens participaram e demonstraram o grande poder da mobilização. Infelizmente, muitos entraram nessa onda sem o empoderamento necessário para essas discussões. Em resposta às manifestações, o Congresso Nacional remexeu na proposta da Reforma Política que já vinha tramitando nas pautas governamentais. Porém, os parlamentares entendem que Reforma Política está estreitamente relacionado à Reforma Eleitoral, de tal modo, que em novembro o Senado Federal aprovou a Minirreforma Eleitoral com objetivo de diminuir os gastos com campanhas eleitorais, todavia, pautas como financiamento público foram deixadas de lado nesta “Minirreforma Eleitoral”.
Todos os anos a PJ arquidiocesana promove um treinamento visando embasar os grupos de jovens sobre o tema a ser discutido na semana e fornecer pistas para a realização das atividades durante a semana, tradicionalmente rodas de conversa, eventos que promovam a cidadania como mutirões de saúde ou emissão de documentos, entre tantas outras ações. Entretanto esse ano assumimos o desafio de inovar, fazer o treinamento não mais centralizado, mas em 4 núcleos, aumenta o número de jovens atingidos pelo evento e traz uma proximidade de realidades muito profícua à discussão. Dividos por zonas geográficas os núcleos foram: Norte (Setores 9 e 12), Leste (Setores 8 e 10), Oeste (Setores 3 e 4) e Centro-Sul (Setores 2, 5 e 6). O evento foi realizado no último dia 23 de março nos quatro núcleos.
A proposta metodológica trabalhada trazia o método Ver-Julgar-Agir-Celebrar que provocava reflexões sobre a realidade política do país. O Ver tinha o objetivo de fornecer uma visão do cenário político atual no tocante à reforma política, o Julgar trazia um resgate histórico da luta dos movimentos sociais por melhores condições de vida no País, mais igualdade e justiça, à luz do Evangelho e da tradição da Igreja, o Agir pretendia fornecer aos jovens dos grupos de base, paróquias e áreas missionárias idéias de como trabalhar o tema na sua realidade.

Núcleo Norte
Aproximadamente 115 jovens moradores da Zona Norte de Manaus se reuniram no Auditório da Paróquia de São Bento, localizada na Cidade Nova, ao lado do Terminal 3. O momento do Ver foi conduzido pelo Verador Prof. Bibiano (PT) que trouxe uma reflexão sobre a importância da participação popular na política e exemplificou leis de iniciativa popular, explicou mecanismos etc, além disso também apresentou uma cartilha da Câmara Municipal de Manaus sobre Política Participativa.
O julgar foi facilitado pela jovem Thaieny Gama (A.M. Sta Helena, Setor 12), que trouxe um resgate da doutrina social da Igreja, trechos evangélicos que priorizam a justiça e a igualdade, como o da Samaritana. Também com o objetivo de fazer os jovens perceberem a fundamental importância de sua atuação no campo político como parte da fé em Cristo Libertador, defensor dos menores, mais pobres e oprimidos pela sociedade. 
Na remada do Agir a vez foi do jovem David Franklin (Paróquia São João Batista - Iranduba - Setor 7) apresentar aos jovens um manifesto sobre a situação do Conselho Estadual de Juventude do Amazonas (CEJAM), órgão que deveria ajudar a construir Políticas Públicas de Juventude(PPJ) no estado, mas que, por falta de vontade política da Secretaria de Estado de Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), não funciona como devia há anos e propor como um dos gestos concretos a participação em um protesto no Seminário Estadual de PPJs pela reestruturação do CEJAM. Em seguida os jovens foram divididos em grupos para ajudar a refletir as ações a serem desenvolvidas nas bases, após isso foi rezada a Santa Missa, presidida pelo Pe Roberto Bovolenta, assessor da PJ do Setor 12.
Por Diego Squinello, representante do Setor 9 na Coordenação Arquidiocesana da PJ.
Núcleo Leste
A principio, formamos um grande círculo para realizamos o Ofício Divino da Juventude-ODJ, pintamos nossos rostos, lembrando a luta dos jovens, inspirados pelo movimento marcante na história do Brasil, ou seja, os caras-pintadas, envolvidos pela música que impulsiona o lema desse ano, “ é hora de transformar o que não dá mais”.  
O Deputado José Ricardo começou dando uma introdução do que é a política e a função dos deputados na Assembléia Legislativa do Amazonas. Após um longo discurso, o palestrante deu exemplos de reformas políticas recentemente colocadas em prática no Brasil como o fim do voto secreto e o candidato ficha limpa. A grande sugestão que nos foi deixada é a seguinte “Jovens, vamos nos engajar na política, pois ela precisa dessa nova geração”.
Ao término do almoço seguimos com a programação iniciando com muita animação por parte dos jovens que dançavam ao som da banda que contagiava a todos. Logo, iniciamos a segunda palestra na qual foi debatido formas de se obter melhorias em nossa cidade, seja na infraestrutura, seja construção de escolas/ cheches, por exemplo. Os jovens com seus cartazes expuseram suas ideias em grupo defendendo seus pontos de vistas e assim, assumindo compromisso em suas bases.
O mais importante nesse dia foi que os jovens puderam compreender um pouco mais sobre os deveres dos políticos e a quem podemos recorrer quando detectadas irregularidades em obras ou projetos. Vamos juntos e juntas construindo a civilização do amor.
Por Jhonne Arcanjo - coordenador da PJ Setor 10!
Núcleo Oeste
Cerca de 50 pjoteiros e pjoteiras se reuniram, louvaram, partilharam experiências em torno da temática e foi utilizada a metodologia do VER, JULGAR e AGIR tendo como facilitadores Caupolican Padilha Junior (OAB/AM), Lourenzzo Gondin (RACJ) e Dácio Mendonça(CAPJ/Setor4) na qual pela manhã, iniciamos com um ofício da manhã, realizamos o VER, foi apresentado a visão e esclarecimentos quanto a Reforma Política como um todo, resgatando as manifestações, sistema eleitoral, partidos políticos, apresentado o que é o Projeto de Lei por iniciativa popular e o JULGAR foi abordado através de forma oral e de vídeos a luta dos movimentos, incitando o jovem a se sentir parte e a importância da política em geral e o por que de uma Reforma Política principalmente do nosso sistema eleitoral. 
E pela parte da tarde, o AGIR, os jovens foram chamados a se reunirem em 4 grupos e encaminharem o que se pode ser feito em nosso meio para melhorar as “pequenas corrupções” em nosso dia a dia, o que podemos fazer em nosso ambiente de trabalho/escolas/faculdade/casas onde  estamos inseridos para conscientizar as pessoas para se tornarem mais politizadas e a importância de fazer parte da política. Foi doado como subsídio o ODJ, a cada grupo representado, para que seja difundida essa grande ferramenta nos grupos de jovens. 
Ao final foi celebrado mais uma primavera, 25 anos, do jovem Alex Silva do setor 3 e com agradecimentos, bênçãos, pedidos fizemos uma grande roda com louvores e com dança circular para celebrar este grande dia e entusiasmados e com sede de justiça com um compromisso de aplicarmos os ensinamentos em nossas comunidades e locais onde estamos inseridos.
Fonte: Coordenação do núcleo 2(setores 3 e 4) do treinamento da SdC. 
Núcleo Centro-Sul
Utilizando o método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar  para dinamizar a programação do treinamento, a professora Isis da Coalizão Pela Reforma Política no Amazonas apresentou as motivações para se lutar por uma reforma política e apresentou a síntese do Projeto de Inciativa popular que a CNBB e mais 60 entidades estão apresentando. A questão do financiamento público das campanhas para acabar com a interferência e corrupção através de volumosos repasses de dinheiro é um dos pontos mais polêmicos do projeto. A juventude presente também fez muito debate sobre a democracia e a questão do temor de um novo Golpe Militar nos tempos atuais.
 Em seguida, par ao JULGAR, o padre Zenildo Lima, secretário executivo da CNBB Regional Norte I, fez a reflexão sobre a iluminação bíblica, trouxe elementos do Documento 91 da CNBB - Por uma reforma do Estado com participação democrática e também o documento Civilização do Amor, recentemente lançado pelo CELAM, bem como nos questionou como o processo do XI Encontro Nacional da PJ, pode nos ajudar a enxergar Jesus na realidade juvenil.
 Na parte da tarde foram realizadas 5 oficinas: Como realizar a Semana da Cidadania no Grupo de Jovens, Como realizar a Semana da Cidadania nas Escolas, Ações Comunitárias, Reforma Política e Manifesto por Políticas Públicas de Juventude. Na apresentação dos trabalhos já pudemos contar com a presença do Bispo Auxiliar de Manaus Dom Mário Antônio da Silva, que fez grande elogio a PJ que já puxou a reflexão e quer contar com os jovens para que a campanha pela coleta de assinaturas seja bem eficaz na Arquidiocese de Manaus. 
 O treinamento foi encerrado com um Celebração Eucarística presidida por Dom Mário Antônio onde o Evangelho do Encontro da Samaritana com Jesus no poço de Jacó foi comentado numa verdadeira catequese pelo presidente da celebração que nos enviou para mais essa missão na luta pela reforma política.
Por Edney Mendonça, Assessor Arquidiocesano da PJ

Adaptação e organização: Diego Squinello, Equipe de Comunicação da CAPJ

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

CARTA-CONVITE IV SEMANA DO JOVEM LÍDER!!