Pastoral da Juventude da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos realiza encontrão com o símbolo do 11º ENPJ



      
         No dia 25 de outubro, a Coordenação da Pastoral da Juventude Paroquial (CPJP) da Rainha dos Apóstolos do Setor 4, realizou um encontrão com seus três grupos de jovens na sala 15 do Centro Catequético da Paróquia na rua Washington Luís, nº 55 – Dom Pedro I. O símbolo do 11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ) esteve presente durante a reunião e foi apresentado durante celebração da juventude no dia 26 de outubro.
         O encontro no sábado (25/10) começou às 17h30 com participação de mais de 30 jovens, entre CPJP, assessores e membros dos três grupos de jovens: Juventude Unida Buscando Amor (JUBA – Paróquia), Juventude Caminho Aberto (JUCA – Com. Sagrado Coração de Jesus) e Jovens Ungidos Diante do Altíssimo (JUDÁ – Com. Santa Terezinha).  O tema da reunião era a participação dos jovens em atividades da Paróquia e algumas metas foram traçadas em motivação ao encontro que está por vir, os planos mencionados foram: implantar o Terço Jovem na Paróquia, retornar com encenações nos Evangelhos durante as missas e maior participação da juventude nas demais pastorais e em atividades dos grupos e da igreja.
         Na ocasião os coordenadores da CPJP comunicaram o resultado positivo para o acolhimento dos jovens que virão a Manaus para participar do 11º ENPJ que acontecerá entre os dias 18 a 25 de janeiro de 2015 com o lema “No encontro das águas partilhamos a vida, o pão e a utopia” e a iluminação “Mestre onde moras? Vinde e vede” (cf. Jo 1, 38-39). O encontro nacional será no Centro Educacional La Salle, que fica na Av. Dom Pedro e é vizinho da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, que ficou responsável por conseguir famílias que hospedassem 25 jovens e conseguiu através da solidariedade dos paroquianos e membros das quatro comunidades o total de 30 hospedagens para os delegados nacionais deste encontro da juventude.
         O símbolo do ENPJ esteve presente na missa no domingo seguinte ao encontro, na celebração da juventude às 19h30 na Matriz Paroquial. Durante os ritos finais o animador explicou aos paroquianos sobre o encontro e após este momento algumas jovens desceram e apresentaram à assembleia o símbolo, flores e a bandeira de um dos grupos de jovens da Rainha e ofertaram ao altar em ação de graças por todos os 600 jovens que em janeiro estarão reunidos em Manaus com o intuito de fortalecer os trabalhos da PJ no Brasil e continuar com perseverança na evangelização da juventude em todo o país.

Sobre o símbolo do 11º ENPJ:
O símbolo que foi entalhado no cedro, madeira reaproveitada, é inspirado no refrão do hino ‘Puxirum da Juventude da Amazônia’, de Manoel Nerys, que assim canta:
‘Rema ligeiro, remador, traz as canoas da paz, as cuias do amor.
Vamos fazer Missão Jovem, no chão da Amazônia, fazer puxirum’.
Na canoa os jovens levam a cruz do 11º ENPJ, espreitam diferentes horizontes, fazendo o movimento de remadas de um caminho, e convidando todos os Pjteiros e as Pjteiras a remar, beber na mesma cuia e fazer missão no chão místico e acolhedor chamado Amazônia”

Texto de: Kamilla Lira
Jornalista
Coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos
Email: kamilla.ndlira@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

CARTA-CONVITE IV SEMANA DO JOVEM LÍDER!!