CMJ

Prorrogado prazo das inscrições para Conselheiros Municipais de Juventude




Foi prorrogado até a próxima quarta-feira, dia 17, o prazo para recebimento de inscrições de entidades, organizações e instituições de juventude que estejam interessadas em participar do processo eleitoral para a escolha dos Conselheiros Municipais de Juventude (CMJ).

As inscrições devem ser realizadas no prédio anexo da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), localizado à Rua Visconde Porto Alegre, nº 97B – Centro, nos dias úteis, de 8 às 17h. Também há a possibilidade de inscrição via internet, no site: semjel.am.gov.br.
Nessa fase, as instituições interessadas em participar da composição do CMJ devem realizar o cadastro que as habilitará a concorrer a eleição,  atentando-se ao envio de todos os documentos obrigatórios.
É necessário preencher corretamente o formulário de inscrição disponibilizado no site ou na sede da Semjel; apresentar relatório comprovando que a entidade realiza trabalho junto à juventude de Manaus por período superior a um ano. Também deverá assinalar em qual segmento da sociedade civil a instituição atua e pretende concorrer ao assento no CMJ.

No ato da inscrição, a entidade deverá apresentar ofício de indicação do representante legal, do delegado e suplente que a representará à vaga de conselheiro no segmento atuante. O representante deverá ter entre 15 a 29 anos em 2016.

Outros documentos obrigatórios e mais informações podem ser obtidas no edital:http://semjel.manaus.am.gov.br/eleicoes-do-conselho-municipal-de-juventude/

Após análise dos cadastros, as entidades habilitadas poderão participar da eleição do CMJ, durante a realização da Conferência Extraordinária de Juventude, que terá o título de “Empodera” e ocorrerá no dia 27 de fevereiro, sábado, na Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, a partir de 8h.

Cronograma para as Eleições do CMJ

17/02 – Prazo final para o cadastramento das entidades da sociedade civil;
19/02 – Anúncio das entidades habilitadas a participar da eleição do CMJ;
22/02 –  Prazo para recurso;
23/02 – Divulgação da lista final de entidades,
27/02 – Conferência Extraordinária de Juventude – “Empodera” e Eleição.


Histórico do CMJ

Em 2015, após uma construção coletiva entre sociedade civil, representada pelos mais diversos movimentos de juventude, e o poder público, sob a responsabilidade da Semjel, foi aprovado o texto base para a criação do Conselho Municipal de Juventude de Manaus. A minuta da lei, aprovada após duas audiências públicas, foi encaminhado pelo executivo para aprovação na Câmara de Manaus.

Após a aprovação integral da proposta, o Prefeito de Manaus, Arthur Neto, por ocasião da III Conferência Municipal de Juventude, assinou simbolicamente, a lei de criação do Conselho Municipal de Juventude (CMJ), publicada no DOM 3714, de 19 de agosto de 2015.

Em dezembro do mesmo ano, no DOM 3789, foi indicada a comissão eleitoral do Conselho Municipal de Juventude, para organizar a eleição para a sua primeira composição. O conselho é paritário e composto por três membros do poder público três da sociedade civil organizada.

Em janeiro de 2016 foi publicado o edital de cadastramento das entidades, com todas as informações sobre o processo de composição do CMJ. Foram realizadas duas reuniões abertas para a apresentação do edital à sociedade civil e no dia 25 de janeiro foi aberto o cadastramento das entidades.

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): 92 98842-1436/ 99985-6048

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL