PJ NO CONSELHO MUNICIPAL DE MUNICIPAL*


Em atendimento às necessidades e aos direitos da população jovem da cidade de Manaus, foi criado em agosto de 2015 o Conselho Municipal de Juventude (CMJ) - órgão de caráter autônomo, permanente, consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), voltado à discussão, elaboração e execução de políticas públicas da juventude. É um órgão de representação paritária entre o Poder Público Municipal e a Sociedade Civil organizada, sendo composto por trinta membros titulares e seus respectivos suplentes. A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus compõe o conselho, na cadeira da sociedade civil - segmento religioso, com a representação das jovens Mariany Moura e Raissa Barbosa, secretárias arquidiocesanas da PJ.

O primeiro ano de conselho pouco avançou principalmente por falta de quórum. No entanto em 2017, o conselho começou a dar passos mais significativos em relação a construção do Plano Municipal de Juventude. Este Plano será um instrumento de planejamento para tratar das políticas públicas dos jovens para os próximos 10 anos em nossa cidade. O documento teve como base todas as propostas recebidas na 3ª Conferência Municipal de Juventude que ocorreu em 2015 e foram ampliadas nas audiências públicas que aconteceram em abril/maio desse ano, em todas as zonas da cidade. Entre escolas, associações, ruas e igrejas cerca de 600 jovens puderam contribuir para a construção do Plano. Hoje a minuta do Plano se encontra no executivo municipal, em análise para lei de criação do plano e está sendo encaminhada para a Câmara Municipal de Manaus e estamos aguardamos para que seja aprovado.

Sabe-se que ainda há muitos avanços para se dar. Ao conselho é confiado o encargo de propor políticas públicas de atendimento ao público jovem; sugerir ao Executivo Municipal políticas públicas, projetos de lei, entre outros instrumentos, que visem a assegurar e ampliar os direitos da juventude; desenvolver, em conjunto com outras secretarias municipais, ações, debates, estudos e pesquisas relativas à questão da juventude, etc. É certo que são poucas as ações voltadas para a juventude em suas realidades e necessidades específicas, seja no espaço das cidades, com suas periferias ou no meio rural/ribeirinha. Compor o Conselho dá essa oportunidade e faz aproximar muitas realidades. E acima de tudo provoca para a missão. No sentido mais profético e com esperança num mundo melhor, é preciso mirar o horizonte, ser próximo e sensível à realidade da juventude. Não basta ser jovem. É preciso querer caminhar com a juventude. Comungar com seu jeito de ser, crer e viver.
 
Por: Mariany Moura – secretaria arquidiocesana da Pastoral da Juventude
 

Jovens PJoteiros de vários setores da Arquidiocese de Manaus participaram da Conferencia Municipal de Juventude.

 
*Texto publicado na Revista Arquidiocese em Noticias em Agosto de 2017.

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL