II AMPLIADA SETORIAL PJ SSJL

PASTORAL DA JUVENTUDE
SETOR SÃO JOSÉ LESTE REALIZA II AMPLIADA SETORIAL

Arte: Ateliê 15/ Cartaz: Aílson Soares

A área missionária São Domingos Sávio, localizada no bairro Armando Mendes em Manaus, recebeu nos dias 03 e 04 de fevereiro de 2018, a 2ª Ampliada Setorial da PJ (ASPJ). A atividade marca a caminhada do setor: fazendo memória da jornada construída, avaliando e planejando o Plano Bienal de Evangelização, e também elegendo os novos representantes do setor. Contando com cerca de 40 delegadas e delegados, além dos convidados.

                                                        

A proposta da temática da ampliada foi: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, com a intenção de sintonizar a juventude para a XV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos a ser realizada em outubro de 2018 em Roma, visto que o sínodo tem por objetivo acompanhar a juventude em seu modo de viver em direção à maturidade, e o tema escolhido pelo Papa Francisco demonstra a preocupação pastoral da Igreja com os jovens. E também teve como o lema: “PJ nos passos do discípulo amado: os discípulos que Jesus amava”.
  
                                                        Padre Nelson
                                                                                            Pároco da A.M São Domingos Sávio


O encontrou iniciou no sábado, 03, com a chegada e acolhida d@s delegad@s da ampliada, e em seguida dado inicio ao ofício divino da juventude, conduzida em formato amazônico. Ainda na manhã de sábado o padre Nelson explanou a importância de uma ampliada e seus objetivos e em seguida foi aberto a mesa de abertura, retratando sobre a temática da ampliada, conduzida pelo jovem Luiz Filipe Fialho, atual secretário regional da PJ (regional Norte I - CNBB), que fez @s delegad@s refletirem sobre a diversidade juvenil e os desafios da igreja em acompanhar os jovens. E ainda na dinâmica da mesa de abertura, foram apontados quatro desafios presentes nas comunidades locais: a acolhida, o acompanhamento juvenil, o protagonismo juvenil e a comunicação. Gerando uma produtiva discursão e compromissos com as causas.

 
Filipe Fialho, Secretário Regional da PJ Norte I

Já pela tarde de sábado, foi vivenciado a memória do setor, conduzida pelos membros da Equipe de Animação Setorial da PJ (EASPJ), que recordaram de modo dinâmico a caminhada desde 2010 até os tempos atuais. Após esse belo momento, foi espaço de avaliar o plano bienal de evangelização do setor (2016-2017). Nesse momento, foram divididos em três equipes: âmbito da pessoa, âmbito da comunidade e âmbito da sociedade e novos desafios, isto é, cada equipe avaliou um âmbito especifico do plano de evangelização. Após disso, foram expostas em plenárias as discursões, conduzidas pelos assessores da ampliada, convidados pelo setor: Altervir Cordovil, assessor regional da PJ (regional norte I), e Elaine Cristina, assessora setorial da PJ (Setor Centro Histórico).
 


No fim da tarde, as famílias do bairro membros da comunidade local, foram acolher @s delegad@s para hospede-los em suas residências, um gesto bonito, acolhedor e de partilha que fez a diferença na ampliada. O sábado foi concluído com uma bela noite cultural, conduzido por alguns jovens do setor, denominados a banda “pitiú”, que levantou a galera também nos intervalos do encontro.
O encontro retornou no domingo, iniciado com a celebração eucarística, de grande acolhida e apresentação à comunidade. Dando o passo pela manhã de construir a caminhada dos próximos dois anos do setor. Iluminados pelo espírito de Deus, concluímos o próximo plano de evangelização do setor (2018-2019), com o apoio dos assessores da ampliada, trazendo novidades a articulação do setor a partir das realidades das paróquias e áreas missionárias. E neste dia, acolhemos o grupo artístico Aiaká, que auxiliou na animação musical e nas místicas propostas pela coordenação do encontro.


 




A atividade encerrou com um dos momentos mais emocionantes da ampliada. Pela tarde do domingo, os jovens: Luís Eduardo, da Paróquia São José Operário Leste (PSJOL), e Sharlene Santos da Área Missionária Santos Mártires (AMSM), ambos secretários eméritos do setor (2016-2017), que ao longo dos anos na EASPJ, doaram a vida a articulação do setor junto com a equipe. Eles entregaram os serviços aos jovens eleitos pel@s delegad@s da ampliada: Adriano Rezende, da AMSM, e Renivan, da PSJOL.


Aílson Soares (CAPJ 2014/2018) Sharlene dos Santos e Luís Eduardo (Secretários Setoriais 2016-2017)

Também o coordenador arquidiocesano da PJ (CAPJ) emérito, Aílson Soares, da Paróquia Cristo Rei, finalizou o serviço de CAPJ de quase 4 anos de muito amor e luta pelo setor. Entregando o compromisso aos indicados e aclamados CAPJ: Aline Vasconcelos, da Paróquia N. Sra. Das Graças, e Jaime Junior, da Área Missionária Santa Rita de Cássia.

 
          Renivam Fernandes (PSJOL) e Adriano Rezende (A.M.S.M)                         Aline Vasconcelos (P.N.Sra.G) e Jaime Junior (A.M.S.R.C)

A EASPJ saúda com muito amor e carinho os novos representantes da PJ Setor São José Leste, que no caminho de luta e resistências pela evangelização da juventude, esses jovens serviam a Deus por amor a causa das juventudes. E despede com o olhar de gratidão e respeito, aos jovens que deixam o serviço, que continuem amando a missão com e para a juventude. Continuemos na missão e concretizemos os sonhos planejados.

Com gratidão,
Luís Eduardo Lopes
Secretário Emérito da PJ – Setor São José Leste (2016-2017)

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL