3º Congresso de Grupos de Jovens da PJ

Cerca de 400 jovens dos quatro cantos da cidade, participaram neste domingo (15/04), do 3° Congresso da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Manaus, com o tema Grupo de Jovens: Resistência, Esperança e Felicidade e lema “O meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3b). O evento aconteceu no Colégio Preciosíssimo Sangue (CPPS), localizado na AV. Constantino Nery, em frente à Igreja de São Geraldo, com o objetivo de promover o diálogo mais aberto com a juventude por meio de partilha entre grupos de oficinas e mesas de debates sobre os mais variados temas, com o intuito de ouvir os jovens, suas realidades, suas experiências e suas expectativas.
 
O clima de descontração encheu a quadra do CPPS com uma energia positiva que contagiava a todos, ninguém conseguia ficar quieto, todos participaram ativamente seja dançando, cantando, brincando, enfim, foi o evento propicio para a juventude se divertir, mas também falar sério e se fazer ouvir, participando de debates e interagindo em cima dos temas propostos. O início das atividades começou com a Santa Missa presidida pelo Pe. Rubson Balieiro, pároco da Área Missionária Helena e Assessor Religioso da PJ da Arquidiocese de Manaus, que celebrou junto com os coordenadores, assessores, oficineiros e demais convidados que escutaram atentamente a mensagem do pastor que, mesmo após a celebração, continuou junto aos jovens participando da programação até o final.
 
Em sua homilia, Pe. Rubson ressaltou que os jovens têm que ser testemunhas de Cristo em tempos e lugares difíceis. “Iluminados pela liturgia do terceiro domingo da Páscoa, refletimos em cima das palavras do santo evangelho, que os jovens hoje sejam corajosos, destemidos, e que possam dar testemunho que Jesus vive, principalmente nos ambientes em que Deus é excluído e precisa ser conhecido. Aí que entra o papel do jovem no sentido de catequisar os outros jovens”, comentou. Logo em seguida, a comissão organizadora, fez uma recordação dos eventos e atividades realizadas nos últimos três anos pela Pastoral a partir de 2015, onde aconteceu o Encontro Nacional da PJ realizado aqui em Manaus. Relembrando também a Assembleia Arquidiocesana de 2015 e os principais eventos realizados, como por exemplo: Dia Nacional da Juventude (DNJ); Semana do Jovem Líder; Assembleia do Regional Norte 1; I Seminário da Juventude, e outros.  
 
Após esse momento, os jovens foram divididos em ilhas, cada uma formada por três grupos que se espalharam por todo o CPPS, tomando conta das salas de aula e espalhados também na área externa do colégio.  Cada grupo funcionava como uma oficina para debater os mais diversos temas, conforme explica Driele Cazumba, coordenadora arquidiocesana da PJ. “Cada facilitador, leigo ou religioso da arquidiocese, estava conduzindo um tema, para ouvir o jovem sem interferir, apenas fazer a mediação do debate. Pela parte da tarde, tivemos a nossa mesa, onde os facilitadores puderam expor a parte técnica em cima de tudo que eles ouviram e tentar ajudar na construção e desconstrução de alguns conceitos”, disse Driele.
 
Não há dúvidas que foi um domingo totalmente diferente, caracterizado pela alegria dos jovens, trazendo no seu modo de vestir, de falar e de ser, todo aquele estilo próprio e descolado que a juventude leva aonde quer que vá. “É maravilhoso estar aqui participar das atividades e se confraternizar com os outros grupos. Um momento único de aprender e levar o conhecimento para os jovens do grupo de base, que futuramente serão os que vão estar nos representando. Espero poder participar nos próximos anos porque, quem vem uma vez sempre quer mais” disse Keyla Silva, delegada do grupo Maranatha, da comunidade Santa Ana, pertencente à Área Missionária Cidade de Deus –Setor Dom Luiz.
 
Ao fim do congresso, também foi realizado a escolha novos delegados e delegadas que irão participar da Assembleia dessa Pastoral no fim do ano, que acontecerá em Manaus. “ A escolha dos delegados também é um momento importante do congresso, serão escolhidos por setor e a partir de hoje começa a preparação dos novos delegados que vai até a assembleia do fim do ano, onde iremos construir o novo Plano Trienal da PJ da Arquidiocese de Manaus. Esse processo envolve o estudo de alguns documentos que eles precisam saber para ter base e conhecimento, pois, na assembleia geral, nós vamos escolher o novo coordenador regional da PJ e as novas secretárias, que ficam por mais três anos até o próximo congresso”, disse Driele.
 
Campanha: União Pela Vida
O 3° Congresso da Pastoral da Juventude também foi marcado pelo lançamento da campanha União Pela Vida: elas pintam o sonho para a realidade florescer, que vem tratar sobre a importância da mulher na sociedade. Segundo Felipe Fialho, secretário regional da PJ, a campanha é fruto da Assembleia Regional e vai se estender pelos próximos três anos, onde vamos trabalhar alguns temas como: o empoderamento feminino, a desconstrução da masculinidade (que homem não chora e não tem sentimentos), a mulher no mercado de trabalho e etc.
 
“Enquanto a PJ Nacional está lançando uma campanha sobre os vários tipos de violência contra a mulher, nós da Regional estamos lançando a campanha União Pela Vida que, além de lutar contra a violência contra as mulheres, vamos abordar outras temáticas, principalmente com relação ao machismo e também a questão da mulher no meio eclesial, pois hoje a grande massa nas pastorais são de mulheres, mas no geral quem está na liderança são os homens. Sabemos que falar do protagonismo das mulheres nesses meios, e tocar na ferida de muitos, por causa do conservadorismo que já é algo cultural, mas que dentro da campanha União Pela Vida, queremos valorizar a participação das mulheres no meio social, político e eclesial”, comentou Fialho.
 
 
Por: Érico Pena
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus
 












 

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL