Grupos de Jovens: Espaço de Resistência, Esperança e Felicidade*

         

         A Pastoral da Juventude é uma organização de juventude ligada ao Setor de Juventude da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Tem por fundamental papel o comprometimento com a evangelização da Juventude, em especial de jovens empobrecidos. A PJ é construída e protagonizada por mulheres e homens que sonham com um mundo mais justo, mais fraterno, onde tod@s tem voz, vez e lugar e desta forma dedicam sua vida à causa do Reino de Deus. Na PJ, o sonho, o canto, a poesia, a amizade, a luta e a resistência estão presentes em cada momento e em cada grupo de base, estes estão buscando construir a civilização do amor.
O eixo da Pastoral da Juventude são os pequenos grupos de base. Estes que criam laços fraternos, comunitários e confrontam a vida com o evangelho e formam lideranças jovens para o engajamento na Igreja, sociedade e em outros espaços.  Essa Metodologia de pequenos grupos é a mesma adota por Jesus Cristo. Não deixando de trabalhar com a multidão, ele dedicou-se à formação dos discípulos, especialmente dos doze. Em Galileia, Jesus nota o cansaço e a fome de uma multidão que o seguia e questiona os apóstolos sobre o que eles têm de alimento. Os apóstolos então dizem possuir cinco pães e dois peixes e dizem não ser possível alimentar a multidão faminta. Jesus os orienta para que o povo seja organizado e dividido em pequenos grupos. No principio democrático da partilha e da organização, Ele realiza o “milagre da multiplicação”. Esta organização pensada por Jesus é tão incrível que ainda sobram alimentos.
Por isso a nossa organização como PJ se dá por meio dos pequenos Grupos de Jovens, com o intuito de alimentar e saciar aqueles que têm fome de justiça, esperança, sonhos e fé. Vale destacar ainda que esses Grupos estão presentes nas nossas mais diversas comunidades eclesiais, e é por e para eles que a Pastoral da Juventude vive, existe e resiste.
Os Grupos de Jovens variam no quantitativo de jovens (porém vale salientar a importância dos pequenos grupos, conforme dito acima). Essa organização em grupo proporciona uma melhor participação, facilitação na construção da amizade e partilha de vida, incentiva o trabalho de cada um e cada uma e favorece a formação integral do jovem. Formação esta que se dá por meio de todos os campos da vida do jovem: Pessoal, Eclesial, Profissional, Social e outros. (Tudo está interligado e conseqüentemente precisa estar em uma boa sintonia, de forma que contribua para a jovem e o jovem crescer e ser feliz).
É a pedagogia que nós chamamos de Formação Integral e Processo de Educação na Fé que vai englobar toda a vida d@ jovem, passando pela:
·         Dimensão afetiva, que vai ajudar o e a jovem a entender e ser pessoa;

·         Dimensão social que vai integrar o jovem no grupo e na comunidade;

Dimensão espiritual, que vai ajudar a entender e crescer na fé, a partir da vivencia da mística e espiritualidade da PJ;

·         Dimensão política, que auxilia no desenvolvimento do senso crítico e ajuda a tornar-se sujeito transformador da história (sobretudo em tempos onde os sinais de morte estão cada vez mais presentes);

·         Dimensão técnica, que vai ajudar na formação para a liderança, planejamento e organização participativos.
 
     Para obter o êxito de chegar a uma formação integral, é necessário percorrer etapas, dar passos numa caminhada que acontece no grupo, mas também fora dele.
A primeira etapa é o que batizamos de nucleação a “infância do grupo”. Esse é o momento de da descoberta da própria situação, do que é o grupo de jovens de porque se está ali e também de construir e amadurecer as relações entre as pessoas.
Depois de amadurecer um pouco, o grupo se depara com o que chamamos de Iniciação “Adolescência do Grupo”. É hora de olhar para fora e realizar a descoberta da comunidade, dos outros grupos de jovens. É momento de entender a importância da nossa organização, enquanto juventude.
Após vivenciar essa fase o grupo chega então a Militância, a fase “adulta do Grupo”. Acontece quando o grupo começa a aprofundar sua ação e reflexão, os jovens realizam a descoberta da sociedade e da dimensão política e social da fé. Aqui se percebe que há outros milhares de jovens que não estão nas nossas comunidades e que existem muitos problemas sociais e que, sobretudo afetam diretamente a vida da juventude. É hora de comprometer-se com a transformação da sociedade.
Esse processo de formação integral e educação na fé, é um processo que se desenvolve através da formação na ação. A própria ação do e da jovem e que deve criar a necessidade da busca de conteúdo.
Nosso grande desafio como Pastoral da Juventude, está em construir uma pastoral de pequenos grupos e, ao mesmo tempo, a necessidade de momentos/encontros de massa, importantes na motivação, animação dos jovens e nucleação de novos grupos.  Sem esquecer que nosso maior desejo é aquele proferido pela Rainha Ester “O meu desejo é a vida do meu povo”. Nesse caso nosso desejo é a poder ser essa resposta, esse espaço de vivência e construção da vida do e da Jovem. A PJ não tem a pretensão de atingir todo mundo e, aliás, nem tem como, porém queremos ser sempre uma proposta de vida e esperança para os jovens.
Também é o grande desafio dos nossos grupos de base, não esquecer aquilo que vimos e ouvimos. Em tempos onde a intolerância, os preconceitos e as violências falam por si só, nossos grupos inspirados sobretudo na vida do Cristo, lutam e resistem para continuarem sendo espaços de profecia, vida, esperança e anunciação da Civilização do Amor.
Por isso você jovem que ainda não está engajado ativamente em nenhuma pastoral da sua comunidade, mas deseja engajar-se e quer contribuir, partilhar, ofertar e deixar a pastoral da juventude também contribuir no seu crescimento e amadurecimento, nessa grande ciranda da vida, junte-se a PJ Procure um grupo de jovens que com certeza, este será um espaço aberto pra te acolher.
Por: Guilherme Guido - Coordenador da PJ Regional Norte I pela Arquidiocese de Manaus.
 

 
 
*Resumo do texto está publicado na Revista Arquidiocese em Notícias, do mês de maio de 2018.
 

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL