PJ do Setor 5 da Arquidiocese de Manaus em Encontrão.



No último domingo, dia 06 de julho, a Pastoral da Juventude no Setor 5 da Arquidiocese de Manaus realizou seu I Encontrão Setorial de Pjoteiras e Pjoteiros na Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, com o tema Somos Igreja Jovem: PJ em Missão. Estiveram presentes 90 lideranças das Paróquias São Pedro, São Francisco, Nossa Senhora do Carmo e da anfitriã a Área Missionária Nossa Senhora do Rosário. 


O Encontro começou às 8h30 e foi até às 17h. A Oração Inicial do
Encontrão foi preparada por jovens das três paroquias e da área missionária e estava também em comunhão com o 11º Encontro Nacional da PJ que será realizado em Manaus de 18 a 25 de janeiro de 2015. Em seguida,  uma apresentação do tema geral do encontro e também realização de cinco oficinas. O tema central foi desenvolvido pelo assessor arquidiocesano da PJ, Edney Mendonça e as oficinas tiveram temáticas distintas.




O articulador da Rede de Assessores e Cuidantes da Juventude, Emanuel Saraiva aplicou a oficina sobre A Espiritualidade que alimenta a caminhada. Apresentar a Espiritualidade da PJ em seus 7 eixos: Cristocêntrica; Mariana; Comunitária e Eclesial; Leiga e Missionária; Encarnada e Libertadora; Orante e; Celebrativa. “A Espiritualidade é a presença de Deus em nossas vidas, que se expressa na vivência do amor, especialmente, o amor aos pobres”, enfatizou, o facilitador Emanuel.







O Assessor da PJ do Setor 6, Paulo França , desenvolveu a Oficina sobre Líder Seguidor de Jesus Cristo. A ideia central é trabalhar os valores de uma verdadeira liderança jovem cristã para que não caiamos nas tentações da liderança autoritária, paternalista ou liberal. “Jesus é a verdadeira liderança”, exclamou Paulo o facilitador da oficina. 




Outra oficina realizada foi a de Como dinamizar os encontros de grupos de jovens. Tendo como facilitadora a jovem representante do setor 12 na Coordenação Arquidiocesana da PJ, Thay Gama, esta oficina quis aplicar técnicas e dinâmicas para que os grupos de jovens fiquem mais atrativos e bem mais leves. Diego Squinello do setor 9 e Lidiane Cristo do setor 10, ambos representantes de seus setores na Coordenação Arquidiocesana da PJ, facilitaram a oficina sobre identidade pastoral: Quem somos nós, Pastoral da Juventude? Ter uma identidade é de fundamental importância para caminhada num serviço eclesial.


Ainda aconteceu a oficina sobre ODJ – Ofício Divino da Juventude,
ministrada pelo assessor arquidiocesano da PJ, Edney Mendonça. Foi partilhado um pouco da história do Ofício Divino, a relação com a Liturgia das Horas, forma de oração das primeiras comunidades cristãs e também o passo a passo de cada um dos elementos do ODJ. “É necessário cada vez mais apresentar esta forma de oração tão especial em nossa Igreja para toda a juventude. Assim fortalecemos nossa fé e continuamos firmes na missão”, ressaltou o assessor.





No fim, domingo Dia do Senhor, o pároco da Área Missionária Nossa Senhora do Rosário, Pe. Orlando Barbosa, presidiu a Santa Missa com ampla participação da juventude e era perceptível nos olhos de toda juventude ali presente o sentimento de felicidade pelo dia de encontro com todas aquelas lideranças da PJ no setor 5.





Segue alguns depoimentos de jovens do setor 5 após o encontrão:

"Aprendi e vivi uma realidade tão maravilhosa, com tantos jovens
que estavam ali para conhecer realmente o que Deus quer passar para nossa vida. Saí um pouco da tecnologia para vivenciar um momento tão espiritual." (Carla, Grupo JOPAM, paróquia Nossa Senhora do Carmo)




"Formação é sempre o ponto de partida para o fortalecimento da PJ." (Ademir, Equipe de Articulação da PJ do Setor 5)


"Muita felicidade por ver tantos jovens entusiasmados em querer aprender mais sobre esse nosso amor, a PJ." (Dulci, grupo JUFRAN, Paróquia São Francisco)

"Estou com muita alegria e entusiasmada pelo início de um novo setor V." (Erika Duarte, representante do Setor 5 na CAPJ)


"Emoção em estar juntos com todos aqueles jovens, Ver a doação de cada um me traz muitas alegrias." (Rozildo, Paróquia de São Pedro)

"Não é fácil, mas vale a pena ser de Deus!!!" (Rejane, Assessora da PJ da Área Missionária Nossa Senhora do Rosário)


"Interação, aprendizado, amizade, entusiasmo e motivação para seguir Jesus, são esses os sentimentos que ficaram do encontro." ( Luiz Felipe Grupo JOPAM, paróquia Nossa Senhora do Carmo)




Fotos: Perezes Júnior

Postagens mais visitadas deste blog

COMO SER UM BOM COORDENADOR (A) DE GRUPO DE JOVENS?

Ofício Divino da Juventude - Tempo Pascal

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE - MÊS VOCACIONAL